domingo, 28 de agosto de 2011

A apple sem Jobs de novo............

Apple sem Jobs: um futuro que só o tempo definirá

Depois do sucesso de iMac, iPod, iPhone e iPad a Apple é a maior empresa com capital aberto do mundo. Mas isso sob o comando de Jobs. Sem ele, como será? Essa é a grande questão

Por Simão Mairins, www.administradores.com.br

A notícia do afastamento oficial de Steve Jobs do comando da Apple – que repercutiu instantaneamente em todo o mundo – refletiu-se rapidamente também no mercado, com a queda de mais de 4% em suas ações já na abertura das bolsas. Em contrapartida, as de concorrentes diretos, como Samsung e LG, registraram crescimento. A reação dos investidores, no entanto, natural em situações como essas, não reflete necessariamente o cenário que veremos no longo prazo. Tudo vai depender de como o novo comando conduzirá a companhia.
Entre 1985 e 1997, período em que Steve Jobs já havia passado fora da direção da empresa que ajudou a fundar, a Apple viveu um dos seus piores momentos, quase indo à falência. Quando retornou à companhia com a missão de salvá-la, Jobs tirou de linha diversos produtos que não tinham se viabilizado comercialmente e deu início ao desenvolvimento dos aparelhos que demarcaram uma nova era tecnológica, transformando radicalmente hábitos de consumo.
Hoje, depois do sucesso de iMac, iPod, iPhone e iPad – que estabeleceram um novo conceito de produto no mercado e deram base para vários aparelhos similares produzidos pelos concorrentes – a Apple é a maior empresa com capital aberto do mundo. Mas isso sob o comando de Jobs. Sem ele, como será? Essa é a grande questão.
Tim Cook, o substituto de Jobs, não é nenhum novato inexperiente, já substituiu o agora ex-CEO em outras ocasiões e, na prática, era quem vinha comandando a companhia. Com a experiência de ter comandado as operações da Apple e passado por IBM e Compaq, Cook não deve mudar o modus operandi da empresa.
Por outro lado, o espírito inovador e a representatividade da figura de Steve Jobs, indiscutivelmente, tiveram um peso importante para o sucesso da Apple, cujos consumidores se acostumaram a comprar mais que produtos e sim experiências. 

---------> confira: http://www.administradores.com.br/informe-se/tecnologia/apple-sem-jobs-um-futuro-que-so-o-tempo-dira/47456/

Nenhum comentário: