domingo, 8 de maio de 2011

...essas Redes Sociais.......

Por Andréa Ramos
para a disciplina de Sistemas de Informação

Atualmente quem não possui uma conta em alguma rede social?  Missão difícil essa, quando se fala no público jovem passa a ser algo quase que utópico. Redes como Orkut, Twitter e Facebook fazem as cabeças desses jovens e se transformou no principal veiculo de comunicação entre eles. Observando isso as empresas passaram a compor esse mundo e explorar como uma jogada de marketing fundamental.
Há um tempo a utilização dessas redes era apenas um caminho mais rápido para colocar as conversas em dia ou simplesmente marcar de sair com a galera, conforme o tempo foi passando as organizações dos mais variados eventos enxergaram um excelente caminho para atrair participantes, pessoas que mostrasse interesse pelo tema, assim ganhou-se ênfase na divulgação de shows e congressos, seria a forma mais rápida e explosiva de informar a seu público alvo e ainda estar mais próximo deles.
Outra coisa que passou a ser analisada foi a velocidade que a informação é divulgada, a partir do momento que se lança um conteúdo numa rede social o marketing de relacionamento alcança seu ápice, as pessoas passam a divulgar o seu evento, a avaliar, elogiar, relatar experiências positivas e negativas e principalmente atrair números cada vez maiores de pessoas.
Percebeu-se um grande nicho e as empresas não perderam tempo, os departamentos de marketing das empresas incluíram nos seus planos de mídias a utilização em massa das redes sociais, com objetivo de divulgar seus serviços/produtos e como forma de manter contato com o cliente e assim poder servi-lo melhor e oferecer um sistema de pós-vendas mais ágil e adequando-o a rotina do cliente. Além de obter um feedback, no qual possui um maior nível de sinceridade pois as pessoas tendem a demonstrar mais facilmente suas opiniões em relação a algo quando utilizam-se de  veiculo virtual, assim são capazes de acompanhar de forma mais nítida e rápida seus resultados.
Em suma, pode-se dizer que as redes sociais formam uma network fundamental e inovadora onde o importante e se fazer sempre presente na vida de seus clientes positivamente, tornando-se acessível, prática e acompanhando a modernidade. Para isso utilizar e dominar as ferramentas de varias redes simultaneamente leva a um diferencial capaz de aumentar seus lucros em conseqüência obterá maior quantitativo de clientes e maior market share.